Marcelo Rebelo de Sousa na sessão de encerramento do XII Encontro da COTEC

A sessão de encerramento do XII Encontro da COTEC Europa realizou-se esta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, no Palácio Nacional de Mafra e contou com a presença e discurso do Presidente da República.
Num discurso marcado pelo apelo à união e espírito europeus, o presidente considerou que "temos de juntar o saber - que inova, antecipa, abre futuros -, a fé nas pessoas - princípio e fim da economia e da política - e a estratégia, que converte os ideais em realidades."
Neste sentido, Marcelo reforçou o crescimento que se tem verificado na economia, defendendo que falar "do contributo excecional das nossas empresas num tempo 4.0 é mais do que repetir uma evidência ou verificar um sucesso", mas não deixou de realçar a importância de uma União Europeia e sistemas políticos e sociais (também eles) 4.0.
O chefe de Estado assinalou que "não basta pensar num novo trabalho, nos novos empregos - é preciso pensar nas crescentes desigualdades, nas crescentes clivagens, nas pessoas concretas", como é exemplo a Europa envelhecida.
Foi sob o tema "WORK 4.0: Rethinking the Human-Technology Alliance" que se concretizou o último encontro da COTEC Europa. Os Encontros realizam-se anualmente em Espanha, Itália e Portugal, tendo neste último contado com a presença dos três chefes de Estado.